sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gestão da Comunicação





Mais da metade dos problemas administrativos são causados devido a uma comunicação ineficaz. É o que deixa claro Peter Drucker, considerado mundialmente o papa da administração, em seus diversos títulos já lançados.

Nesse sentido, a fim de contribuir positivamente para que esses problemas não ocorram, nós, profissionais de comunicação temos o dever de oferecer o serviços de Gestão da Comunicação Empresarial gerando parcerias e auxiliando as empresas a escolherem a melhor forma de se comunicar com seus diversos públicos.

Mas o que é Gestão da Comunicação?
Hoje a comunicação empresarial é uma área estratégica dentro das organizações que visam crescimento planejado e organizado para fugir o máximo dos imprevistos, e porque chegamos a esse ponto? Porque é tarefa da comunicação saber onde o seu público está e atingi-lo com eficiencia e eficácia, porque é tarefa da comunicação saber tudo sobre seu mercado e gerar (enxergar) oportunidades para que seu negócio cresça.

É fato que hoje em dia a sociedade está mais informada dos seus direitos, principalmente como consumidor. Também é fato que as empresas tem que tentar ao máximo técnicas para valorização dos funcionários e que só um bom salário não é mais o que vai fazer com que um ótimo funcionário fiquei na empresa. E um dos mais importantes fatores dos tempos atuais, a diferenciação dos produtos/serviços está em uma linha tênue onde você tem que oferecer outros atributos para fidelizar os seus clientes… e sabe quem vai fazer isso para sua empresa? um profissional de comunicação!

O lado que sempre aparece mais da comunicação é a publicidade, fazendo com que todos achem que ela é essencial para qualquer negócio, mas não é bem assim. É importante ressaltar que nem toda empresa necessita de uma divulgação de massa para que seus objetivos, financeiros ou não, sejam atingidos. As vezes uma simples ação interna, por exemplo, poderá mudar a vida da empresa, por isso é necessário um planejamento. E para que esse planejamento funcione é imprescindível que a comunicação empresarial seja vista como um todo, abrangendo todas as formas existentes: a administrativa, a interna, a institucional e a mercadológica de forma que elas se comuniquem. Isso se chama Comunicação Integrada.

Essa comunicação integrada é necessária, pois toda e qualquer organização, seja ela pública, privada e/ou instituições, necessitam de se comunicar com seus diversos públicos e cada público necessita de uma linguagem diferente, assim é fundamental ter uma estrutura preparada para conseguir atingir, da melhor forma possível e unificada os públicos de interesse com objetivos gerais e específicos, estratégias, metas e avaliação de resultados. Um ponto importante é que para essa comunicação empresarial integrada funcionar, é necessário que todos da empresa participem.

Resumindo, a gestão da comunicação nada mais é do que uma assessoria que irá analisar e fazer a auditoria de todas as informações da sua empresa, realizando assim um diagnóstico completo para elaboração de estratégias que visão o crescimento da sua empresa levando em consideração todos os aspectos do mercado e dos seus públicos de interesse.





Fonte: por Daniella Simões (18. abr. 2011) (naoeconversafiada.com.br)

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