quinta-feira, 30 de junho de 2011

Entenda o que é e para que serve o Google+



É o assunto da semana! O Google lançou, em fase beta, seu novo serviço social chamado Google+. Vamos entender o que é tal serviço. Basicamente, o Google+ (Google Plus) é um serviço que tem como proposta unir pessoas com interesses comuns. Ou seja, segue a mesma premissa das Comunidades do Orkut, mais ou menos.


A ideia é compartilhar, o máximo possível, a sua vida real na web. O Google quer adicionar humanidade ao compartilhamento de arquivos, links e afins, que, geralmente, é bastante frio e impessoal. Para isso, você, sempre que estiver navegando em alguma página do Google, verá uma barra preta na parte superior da página com o link ‘You’. Clicando lá, você tem acesso à sua rede social e notificações.

O Google+ apareceu naqueles momentos de turbilhão da vida. Um monte de coisas pra fazer e alguém do Google liga: "oi, estamos lançando uma nova rede social agora, você tem 40 minutos pra escolher 15 pessoas para mandar convites". Aí você para tudo e obedece, claro. Isso ocorreu na terça-feira à tarde, instantes após o anúncio oficial da nova rede social - o convite mesmo para entrar só apareceu depois das 18h. E, pouco mais de 30 horas usando o Google+, já dá para ter uma boa ideia de como a coisa funciona.

A primeira conclusão é que não é o Orkut, nem o Facebook, nem o Twitter, mas com pequenos elementos de cada um deles para gerar uma nova ideia em redes sociais. E a integração com smartphones dá um baile nas outras redes. Após receber seu convite (e agora o Google libera aos poucos novos tíquetes de entrada), você precisa completar seu perfil. O Google já sabe algumas coisas sobre você (e se já preencheu um perfil público de buscas por ali, não precisa fazer muito mais).

A tela principal do Google+ é formada pelo "stream", uma coluna central de atualizações dos seus contatos - nada muito diferente aqui do news feed do Facebook, só que em vez de dar "Like" nos posts, você dá "+1", o tal botão aquele. A principal novidade é a adoção dos círculos, uma melhoria grande dos grupos limitados do Orkut. O Facebook faz isso com grupos também, mas o Google+ tornou a tarefa de organizar os contatos mais fácil. Quem é amigo entra no círculo de amigos, quem é legal de seguir pode ir pros "acquaintances" (ou conhecidos), a família tem um círculo próprio e você pode ter quantos mais círculos quiser criar.

Os círculos de amigos ajudam também a manter a privacidade. O Google+, como seu concorrente Facebook, tem opções de privacidade e compartilhamento bastante customizáveis em relação a quem vê o que dentro dos círculos, e também é possível saber quais dos seus contatos te incluíram em um círculo, mas não em qual. Atenção aqui para o compartilhamento de fotos com o Picasa, que é automático (e pode levar fotos que não devem ser compartilhadas para o feed público do Google+). E, como nas demais redes sociais, é possível bloquear pessoas indesejadas.



Por lá, você ainda vai encontrar fagulhas, ou Sparks, como o Google resolveu chamar. Basta inserir as tags de seu interesse, por exemplo, celebridades ou tecnologia, que o Google te avisa quando surgir alguma notícia nova. O Sparks é sincronizado com os Circles, então você pode adicionar interesses em comum a um determinado grupo de amigos para que todos possam ter acesso às mesmas informações automaticamente. Legal, né?



O Google+ ainda conta com um sistema para você fazer videoconferências em grupo em apenas um botão, uma versão do sistema para smartphones e tablets e instant upload de fotos, que ficarão guardadas na nuvem. Claro, o Google+ tem um sistema de Location, tipo o Facebook e Foursquare e o Huddle, que cria chats em grupo para combinar reuniões e possíveis passeios.



Fonte: Terra / Papelpop

8 comentários:

Anônimo disse...

que saco, nada de criatvo. a unica diferença e como se fosse um facebook so que muito mais facil de se aprende e vc pega a manha muito facil. esse google e mais uma bosta das redes sociais nao muda nada.

jffilho disse...

Excelente informação!

jffilho disse...

Excelente informação!

Unknown disse...

achei um pouco comfuso

Unknown disse...

Será que ele é bastante usado, ou quase ninguém mexe nessa rede social?

Anônimo disse...

Ótima postagem. :)

Reh disse...

Fiquei ainda confusso

Reh disse...

Fiquei confusso

Postar um comentário

Copyright © 2009 AG Virtual All rights reserved. Theme by AG Virtual.